Centenas de pessoas aguardam na Portela por troca de bilhetes
Centenas de pessoas que estão hoje de manhã a ser afectadas pela greve de pilotos portugueses aglomeram-se junto aos balcões de venda de bilhetes da companhia para encontrar alternativas de viagem em outras empresas de aviação.
Desde o início da manhã que os passageiros estão a ser informados nos balcões do check-in da TAP que se devem deslocar aos balcões de vendas da companhia para conseguir bilhetes em voos de outras companhias.
Em declarações aos jornalistas, o porta-voz da ANA - Aeroportos de Portugal, Rui Oliveira, disse que "a situação está muito complicada", adiantando que foi necessário fechar a zona da check-in aos acompanhantes dos passageiros.
"Temos a garantia de que há quatro voos da TAP que vão partir da Madeira e dos Açores. Do Porto vão seguir dois voos para o Rio de Janeiro e Caracas", disse Rui Oliveira, aconselhando os passageiros a telefonarem para a TAP antes de se dirigirem ao aeroporto.
Francisco Cerebelli chegou ao aeroporto da Portela, em Lisboa, às 05:30 para partir no voo das 07:50 para Roma, que entretanto foi cancelado.
"Fui aconselhado no check-in a deslocar-me à venda de bilhetes para encontrar outro voo", disse à Lusa.
Apesar de saber da existência da greve, Francisco "decidiu arriscar" e dirigir-se ao aeroporto na esperança de conseguir seguir viagem.
Por seu turno, Maria Cristina Pagnliaro, que deveria viajar para Sevilha, Espanha, às 09:30 de hoje, ligou segunda-feira para a TAP, mas foi informada que se deveria dirigir ao aeroporto.
"Disseram-me que tinha que vir ao aeroporto porque só depois de confirmado o cancelamento do voo trocariam os bilhetes", disse à Lusa, adiantando que está no aeroporto desde as 06:00 à espera de seguir viagem.
A TAP cancelou hoje de manhã 12 voos com partidas de Lisboa, Porto, Faro e Açores, prevendo que a primeira ligação aérea se faça apenas às 18:05, com destino a Paris e que primeiro voo previsto tem Paris como destino e deveria ter partido às 08:00.
No aeroporto da Portela foram cancelados os voos para Paris-Charles de Gaulle, Bruxelas, Madrid, Zurique, Amesterdão, Ponta Delgada, Barcelona, Veneza e Bolonha.
Do Porto foi cancelado o voo para Lisboa/Rio de Janeiro, enquanto de Faro foi cancelada a ligação aérea para Lisboa.
De Ponta Delgada foi cancelado o voo para Lisboa, mas a SATA realizou de manhã o voo para São Jorge e Terceira.
O porta-voz da TAP, António Monteiro, disse à Lusa que se espera uma adesão "significativa" dos pilotos à greve.
António Monteiro tinha aconselhado os passageiros a confirmarem o voo antes de se deslocarem ao aeroporto.
Contudo, o número do centro de contacto da TAP funciona apenas a partir das 08:00, com uma gravação a remeter os casos urgentes para um número de telefone.
A Lusa ligou para esse número de telefone mas a chamada não foi atendida.
No entanto, é possível obter informações sobre partidas e chegadas indicando o número de voo.
No caso de alteração, a chamada é reencaminhada novamente para o centro de contacto da TAP, que só abre às 08:00.
Contactada pela Lusa, uma fonte do Sindicato Nacional dos Pilotos de Aviação Civil (SPAC) escusou-se hoje de manhã a comentar as críticas do governo à greve, remetendo qualquer posição para uma conferência de imprensa marcada para hoje à tarde.
O Ministro dos Transportes e Obras Públicas, Mário Lino, considerou a greve "inoportuna", lamentando que os sindicalistas não tenham optado por iniciar um processo negocial.
A greve, em protesto contra o aumento da idade da reforma para os 65 anos e pela alteração do valor das pensões, decorre hoje, quinta-feira e sábado e novamente a 05, 07 e 09 de Novembro.
Hoje, a 27 de Outubro e 05 e 09 de Novembro a paralisação terá início às 04:00 e terminará as 17:00, enquanto nos dias 25 de Outubro e 07 de Novembro, as paragens serão entre as 00:00 e as 24:00.