Centro de Recuperação do Lobo Ibérico ameaçado por fogo
O incêndio que deflagrou hoje no Picão, Mafra, já chegou ao Centro de Recuperação do Lobo Ibérico, estando 14 dos 17 lobos em perigo, de acordo com fonte desta entidade.
Em declarações à agência Lusa, a fonte afirmou que um dos cercados, que estava vazio para limpezas, ardeu e o fogo já alastrou a outro cercado, de onde está a ser retirado um lobo.
No local o pessoal do centro e o veterinário estão para já a retirar o lobo que corre mais perigo para outro cercado mais longe, tendo adormecido o animal.
Os responsáveis do Centro pretendem pedir auxílio ao Jardim Zoológico de Lisboa, no sentido deste recolher temporariamente os animais, caso a situação não melhore.
Quanto ao fumo que se faz sentir em Lisboa e arredores, os Bombeiros Sapadores de Lisboa confirmaram ser proveniente do fogo do Picão, afirmando que não existe nenhum incêndio na cidade ou muito próximo.
Fonte da Tapada Nacional de Mafra, que ardeu há dois anos, informou a Lusa que o incêndio não chegou lá, pois o vento está a empurrá-lo na direcção da Malveira, informação confirmada pelo Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC).
No entanto, de acordo com a fonte do SNBPC à Lusa, o fogo ainda não chegou perto da Malveira e não há habitações ameaçadas.
Este fogo deflagrou hoje, cerca das 12:00, na localidade de Picão, concelho de Mafra, estando a consumir uma zona de mato, disse à agência Lusa o SNBPC.
No local estão 112 bombeiros, apoiados por 34 veículos, um helicóptero e dois aviões bombardeiros ligeiros, referiu a mesma fonte.