Centro de Saúde da Azambuja vai fechar a partir das 22:00

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) lamentou hoje que o centro de saúde da Azambuja passe segunda-feira a fechar às 22:00, por considerar que os utentes vão ficar prejudicados.

Agência LUSA /

Este centro de saúde funciona actualmente durante 24 horas por dia, mas, a partir de segunda-feira, só irá estar aberto até às 22:00.

Para Rui Marroni (SEP), os utentes vão ficar prejudicados porque, sempre que necessitem de atendimento a partir das 22:00, terão de se deslocar aos hospitais de Vila Franca de Xira ou de Santarém.

O SEP estranha ainda que o Hospital de Vila Franca de Xira - com uma infra-estrutura desadequada, péssimos acessos, sobrelotado e graves carências de pessoal - passe a ter de "suportar mais algumas dezenas de urgências nocturnas".

Segundo o sindicato, "muitos casos de doença - cólicas renais, crises de asma e outras situações graves - normalmente compensadas no centro de saúde passam a concorrer com as centenas de urgências que diariamente acorrem ao Hospital de Vila Franca de Xira.

A Lusa tentou, sem efeito, contactar a sub-região de Saúde de Lisboa para averiguar os motivos desta alteração de horários.


PUB