Centro de Tecnologias Nucleares será unidade orgânica da Universidade de Coimbra
O futuro Centro de Tecnologias Nucleares Aplicadas à Saúde (CTNAS) vai ser integrado na Universidade de Coimbra como unidade orgânica da instituição, aprovou hoje o Senado universitário.
Uma comissão instaladora do CTNAS - o primeiro centro de tomografia por emissão de positrões englobando todas as componentes desta técnica de imagiologia médica - vai ser nomeada pelo reitor, Fernando Seabra Santos, para acompanhamento técnico do projecto de construção das instalações (no pólo III da UC) e seu apetrechamento.
Esta comissão será presidida por um docente da Faculdade de Medicina e integrará mais três professores desta escola, um de Ciências e Tecnologia e outro de Farmácia, segundo os termos aprovados hoje na reunião do Senado da Universidade de Coimbra.
Até ao final do ano deverá elaborar uma proposta de regulamento interno da nova unidade, a criar no início de 2007, e um estudo da sustentabilidade do Centro, adiantou uma fonte do Gabinete de Comunicação e Identidade da Universidade de Coimbra.
O CTNAS vai permitir a utilização da tomografia por emissão de positrões (PET), um importante meio de diagnóstico e investigação na área da saúde.
Vai incluir uma unidade de radioquímica, um tomógrafo PET e equipamento de medicina nuclear, possibilitando a investigação de ponta em áreas como a física, a bioquímica e a biologia aplicadas à medicina.
Actualmente têm o estatuto de unidade orgânica da UC as faculdades e o Instituto de Investigação Interdisciplinar.