Centro Hospitalar Lisboa Norte em funcionamento oficial a partir de 01 de Março
Lisboa, 08 Fev (Lusa) - O Centro Hospitalar Lisboa Norte, que reúne os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente, começará a funcionar oficialmente a 01 de Março com um único conselho de administração, determina um decreto-lei hoje publicado.
A decisão de criar o novo centro hospitalar, aprovada a 27 de Dezembro pelo Governo, tem por objectivo conseguir a "maximização dos recursos envolvidos, a redução dos custos de funcionamento, bem como ganhos de produtividade e de eficiência".
O documento lembra que a articulação entre as duas unidades de gestão empresarial (EPE) incluiu em Abril do ano passado a nomeação de um presidente e de um vogal executivo comuns.
O capital estatutário da nova unidade EPE é de 162,9 milhões de euros, podendo ser aumentado ou reduzido por despacho conjunto dos Ministérios da Saúde e Finanças.
Até à nomeação de novos titulares irão manter-se em gestão corrente os membros dos conselhos de administração, das direcções técnicas das unidades de saúde agora extintas e todas as comissões de serviço, determina ainda o diploma.
PL
Lusa/Fim