Centro Infantil de Barcelos tem amianto mas Misericórdia descarta perigo

Barcelos, 25 fev (Lusa) - Parte da cobertura do Centro Infantil de Barcelos é constituída por placas de fibrocimento, mas a Santa Casa da Misericórdia, gestora do equipamento, diz poder afirmar "com alguma segurança" que não existe perigo para os utentes.

Lusa /

O Centro Infantil tem as valências e creche e jardim-de-infância, com capacidade total para 185 crianças.

Em comunicado enviado à Lusa, a Misericórdia refere que, "segundo os especialistas, as coberturas em fibrocimento representam uma das situações de menor risco de exposição ao amianto, sendo certo que este risco apenas existe no caso do material se encontrar em estado de degradação -- o que não é o caso da cobertura do Centro infantil de Barcelos".

"Assim sendo, podemos afirmar, com alguma segurança, que não existe perigo para os colaboradores nem para crianças deste equipamento social", acrescenta.

As instalações do Centro Infantil de Barcelos são propriedade do Instituto da Segurança Social (ISS), sendo a Santa Casa apenas gestora da resposta social, pelo que "não pode intervir sem a autorização da entidade detentora do edifício".

Em agosto de 2010, a Santa Casa, por iniciativa própria, procedeu à substituição de 600 metros quadrados da cobertura do edifício, devido a problemas de infiltração de água.

Periodicamente, realiza outras reparações "para minimizar os riscos de deterioração ou fissuração de qualquer da restante parte que ainda permanece coberta por placas de fibrocimento".

"A Santa Casa esteve sempre atenta a esta questão e prevê, ainda este ano, a substituição da restante cobertura, como consta no plano de atividades", refere ainda o comunicado.

Nesse sentido, "já foi estabelecido um contacto com o ISS, aguardando-se, a todo momento".

"No entanto, garantimos que a substituição das placas de fibrocimento será feita ainda este ano, pois que está prestes a ser assinado entre ambas as partes um contrato de comodato, pelo período de 20 anos, em cujo clausulado está prevista uma cláusula relativa a obras necessárias no mesmo edifício", remata.

Tópicos
PUB