Centro Português de Osnabruck é um caso de sucesso

O Centro de Português de Osnabruck, na Alemanha, é um verdadeiro caso de sucesso, enalteceu hoje o presidente da associação, Domingos Meira.

Por Sérgio d`Almeida Soares /

Momentos antes de receber o secretário de Estado das Comunidades, António Braga, o dirigente associativo explicou as principais funções do Centro Português e congratulou-se com a visita do governante.

"Para nós é sempre bom receber governantes. Nesta zona há cerca de 2.000 portugueses e todos eles se orgulham desta presença", explicou à Agência Lusa.

Domingos Leite recordou que o Centro Português de Osnabruck foi fundado em 1972 e que, desde aí, conta com mais de 500 sócios activos:

"Este centro serve para matar saudades de Portugal e conviver com portugueses e alemães, que também admiram a nossa presença aqui.

Temos três equipas de futebol, grupo de cantares alentejanos e bons espaços para convívios. Por vezes, até aqui se realizam casamentos, baptizados e comunhões".

O dirigente associativo recordou também que, em dia de "grandes jogos de futebol", a casa "enche" e que, no Mundial da Alemanha, nada "será diferente".

"Vamos, com certeza, estar todos aqui a comemorar as vitórias de Portugal. Desde o dia da chegada a Marienfeld (quartel-general da equipa lusa), que estamos em festa. Muitos de nós também lá compareceram para aplaudir os jogadores", concluiu Domingos Meira.

O secretário de Estado far-se-á acompanhar nesta visita, comemorando o dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, pelo Embaixador João de Vallera, Director Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas José Arsénio e ainda pelo Cônsul Geral em Hamburgo, João Pedro Vieira.

PUB