Centros de investigação juntam esforços para melhorar prognóstico e tratamento
Lisboa, 01 Fev (Lusa) - O Instituto do Cancro e a Universidade Estadual de Nova Jersey (Estados Unidos), em parceria com a IBM, lançaram um projecto que visa melhorar o prognóstico e o tratamento da doença, anunciou hoje a multinacional da informática.
A iniciativa visa disponibilizar a investigadores e patologistas técnicas avançadas de imagiologia e ferramentas computacionais para comparar digitalmente milhares de imagens de tecido celular e identificar os diferentes tipos da doença.
As imagens poderão depois ser relacionadas com os registos de milhares de pacientes com antecedentes similares de forma a apurar o tratamento mais eficaz em cada caso.
Paralelamente, esta colaboração irá potenciar um novo laboratório munido com tecnologia de ponta cedida pela IBM que procederá à análise das diferentes espécies cancerígenas arquivadas digitalmente, imagens radiológicas e dados genómicos para avaliar a progressão da doença.
Uma das principais metas do projecto será promover a interacção e a troca de ideias entre agentes das áreas das ciências biológicas e da medicina e peritos em engenharia, ciência da computação, física, matemática e estatística.
Esta colaboração entre as três entidades é uma evolução natural do projecto "Help Defeat Cancer" (Ajude a Derrotar o Cancro), que comprovou a viabilidade e eficácia da caracterização dos diferentes tipos e fases da doença através de imagens digitais de tecidos cancerosos.
A equipa envolvida na iniciativa está a expandir a primeira fase daquele projecto - que estudou os cancros da mama, do cólon, da cabeça e do pescoço - de forma a incluir outros tipos de cancro.