Cerca de 100 emigrantes em França contra encerramento de consulado de Clermont-Ferrand

Paris, 17 dez (Lusa) -- Cerca de cem portugueses emigrantes em França estão desde as 11:00 locais a manifestar-se numa rua paralela à Embaixada de Portugal em Paris, contra o encerramento do Consulado de Clermont-Ferrand.

© 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Os manifestantes fizeram cerca de 400 quilómetros, de Clermont-Ferrand a Paris, num autocarro, para contestar o encerramento do vice-consulado naquela localidade, anunciado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas.

Eram esperados por um forte contingente policial, que os impediu de se manifestarem em frente à embaixada, onde apenas entrou uma delegação de cinco elementos para ser recebida pelo embaixador de Portugal em França, Francisco Seixas da Costa.

À entrada, o porta-voz da associação "Os Camponeses Minhotos", João Veloso, que integra este movimento de contestação, disse aos jornalistas que ia entregar ao embaixador mais de 2.500 assinaturas.

Os manifestantes exibiam bandeiras nacionais, cantarem o hino e gritam "Não ao encerramento de Clermont-Ferrand".

Num protesto realizado na semana passada, a comunidade portuguesa de Clermont-Ferrand reuniu 700 manifestantes num cortejo de protesto entre a Prefeitura e a Câmara Municipal da cidade contra a decisão do Governo português de encerrar o vice-consulado local, disse à Lusa a organização.

Tópicos
PUB