Cerca de trinta cães e gatos procuram novo dono sábado na Casa da Guia

Cerca de 30 cães e gatos de canis municipais podem ser adoptados sábado, na Casa da Guia, em Cascais, numa iniciativa da associação SOS Animal, que este ano já entregou mais de 300 animais a novos donos.

Agência LUSA /

"A adopção é acompanhada por nós, tentamos averiguar as condições que podem proporcionar aos animais e os novos donos assinam um termo de responsabilidade", disse à Lusa Lígia Santos, da SOS Animal.

A responsável sublinhou que a associação mantém contacto com os donos e deixa sempre aberta a possibilidade de voltar a receber os animais se a família deixar de ter condições.

"Já foram abandonados uma vez, queremos evitar a todo o custo que sofram mais", disse.

A associação tem também uma rede de "famílias de acolhimento temporário" para onde animais recolhidos da rua são encaminhados e onde permanecem até encontrarem um lar definitivo.

Este ano a SOS Animal já promoveu no espaço comercial Casa da Guia, na estrada do Guincho, em Cascais, nove iniciativas de adopção, em que 300 cães e gatos encontraram novos donos.

"É dada prioridade a animais abandonados provenientes de canis municipais porque se não forem adoptados dentro de determinado prazo serão abatidos", explicou à Lusa Nelson Netto, funcionário da Casa da Guia e um dos impulsionadores da iniciativa.

Os candidatos a donos têm um perfil variado, desde pais que procuram um animal para incutir nos filhos espírito de solidariedade e responsabilidade, até idosos solitários em busca de companhia, contou Lígia Santos.

A SOS Animal recebe animais de vários canis da Área Metropolitana de Lisboa, mas na maioria da cidade de Lisboa.

Nos últimos dois anos foram recolhidos cerca de 5.027 cães e gatos das ruas da cidade de Lisboa, segundo dados fornecidos à agência Lusa pelo Gabinete de Higiene Urbana e Resíduos Sólidos da câmara municipal.

Segundo a mesma fonte, que ainda não tem dados para este ano, foram recolhidos das ruas 2.300 cães e 2727 gatos em 2003 e 2004.

PUB