Chás e licores na primeira feira de Medicina Popular em Vilar de Perdizes
Chás para vários tipos de doenças, ervas aromáticas, licores e sabões de ervas vão estar à venda na primeira Feira de Medicina Popular, que decorre entre sexta e segunda-feira em Vilar de Perdizes, Montalegre.
O padre António Fontes, fundador dos congressos de Medicina Popular de Vilar de Perdizes, disse hoje à Agência Lusa que a primeira edição daquela Feira quer promover as plantas medicinais e mostrar a sua capacidade no combate a algumas doenças.
"Pretende-se dar a conhecer às pessoas o valor e poder das plantas para combater as doenças e promover uma actividade que serve de rendimento para muitas famílias da região", frisou.
Segundo salientou, algumas das plantas mais comuns na região são a carqueja, a urze, cidreira, alecrim, camomila, oliveira, lúcios, tília, urtiga, verdasco, sabugueiro e nogueira.
O responsável exemplificou com a urtiga, que pode ser consumida como chá ou em sopa para combater problemas na próstata, artroses, rins ou para fortalecer os cabelos.
Frisou ainda que se trata de uma região de ambientação, onde praticamente não existe poluição, as pessoas quase não recorrem a pesticidas ou herbicidas, as plantas são puras e têm uma grande intensidade de aromas devido à altitude em que se encontram e à qualidade da terra onde elas nascem.
O evento contará com a participação de 20 expositores de Montalegre, que além dos chás, vão vender também ervas aromáticas, licores e sabões de ervas.
Paralelamente, haverá visitas a hortas medicinais, um baile de realejo, venda de artesanato e de pão de Vilar de Perdizes.
O padre António Fontes é também o autor do livro "Cem ervas para cem doenças", que reúne uma investigação e inventariação sobre as plantas locais mais importantes e tradicionais de Barroso, integra uma fotografia a cores de todas as plantas.
Na primeira semana de Setembro, decorre a vigésima edição do Congresso de Vilar de Perdizes.