Chefe de gabinete de Teixeira dos Santos sobe a secretário de Estado
Lisboa, 03 Jun (Lusa) - O novo secretário de Estado da Administração Pública, Gonçalo Castilho dos Santos, desempenhou até hoje as funções de chefe de gabinete do ministro Teixeira dos Santos e acompanhou de perto o dossier da reforma da administração pública.
Gonçalo André Castilho dos Santos, tem 33 anos, nasceu em Lisboa, é casado e tem dois filhos, sendo mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde concluiu a sua licenciatura em 1997.
O novo secretário de Estado da Administração Pública tem desempenhado as funções chefe do gabinete do ministro de Estado e das Finanças desde Julho 2005, tendo também sido representante nacional no Comité dos Serviços Financeiros junto do Conselho ECOFIN da União Europeia entre Janeiro de 2007 e Abril 2008 deste ano.
De acordo com o Governo, Gonçalo Castilho dos Santos "tem participado como orador em diversas conferências, colóquios e seminários nacionais e internacionais, nas áreas da regulação e supervisão financeiras, bem como dos serviços financeiros na União Europeia".
Formador em diversos cursos de pós-graduação em Direito dos Valores Mobiliários, promovidos pelo Instituto dos Valores Mobiliários da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, o novo membro do Governo leccionou as disciplinas de Direitos Reais e Direito das Obrigações na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa até 2003.
Entre 1997 e 2005, exerceu, sucessivamente, funções de técnico jurista e de dirigente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, assumindo, especificamente, responsabilidades na actividade regulatória e na representação nacional em fora internacionais na área da supervisão e regulação financeiras.