Chega a Portugal vacina contra cancro do colo do útero

A primeira vacina contra o cancro do colo do útero, doença que mata uma portuguesa por dia, estará segunda-feira à venda nas farmácias a um custo de 160 euros por cada uma das três doses necessárias, disse fonte laboratorial.

Agência LUSA /

Trata-se da primeira vacina que previne o cancro do colo do útero e outras doenças provocadas pelo Papilomavírus Humano (HPV), nomeadamente os seus quatro tipos de vírus mais cancerígenos: 06, 11, 16 e 18.

Comercializada em Portugal pela Sanofi Pasteur MSD, a vacina garante um a protecção na ordem dos cem por cento quando administrada em três doses, no espaço de seis meses.

A vacina deve ser administrada a crianças e adolescentes de ambos os sexos, com idades entre os nove e os 15 anos, e a mulheres dos 16 aos 26 anos.

Com o nome comercial de Gardasil, este é um medicamento sujeito a receita médica ainda não comparticipado pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), embora o laboratório já tenha realizado o pedido, conforme disse à Lusa o director de c omunicação da Sanofi Pasteur MSD, Luís Valente.

A mesma fonte revelou que, a partir de segunda-feira, estarão nas farmácias 2.000 doses da Gardasil, que garantem a vacinação de igual número de pessoas.

O cancro do colo do útero mata uma mulher a cada dois minutos - uma por dia em Portugal - e destrói a vida sexual, familiar e social das sobreviventes deste carcinoma.

Portugal tem a mais alta incidência da Europa deste cancro, cuja principal causa é o vírus HPV, registando 900 novos casos por ano e mais de 300 casos mortais.

Este vírus infecta principalmente as áreas genitais femininas e masculinas e tem cerca de 180 tipos já identificados.

Contudo, os tipos 16 e 18 são os que estão mais associados ao cancro do colo do útero, sendo responsáveis por 70 por cento destes carcinomas.

É precisamente contra estes tipos de HPV que foram desenvolvidas duas vacinas: a Gardasil, que segunda-feira estará nas farmácias portuguesas, e a Cerv arix (Merk Sharp & Dohme), ainda por comercializar.

O cancro do colo do útero é a segunda causa de morte na Europa por cancro (depois do cancro da mama) entre mulheres jovens (15-44 anos).

O HPV é muito frequente, estimando-se que cerca de 70 por cento dos indivíduos sexualmente activos estejam expostos a este vírus em alguma altura das suas vidas.


PUB