Chuva acolhe 24ª cimeira ibérica, centro de Zamora fechado

Zamora, Espanha, 22 Jan (Lusa) - Uma chuva miudinha acolhe a 24ª cimeira luso-espanhola, que decorre hoje na cidade de Zamora (Espanha), cujo centro está fechado desde as primeiras horas da manhã devido às medidas de segurança.

© 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Mais de 600 agentes de segurança montaram um perímetro que se alarga aos acessos ao centro da cidade, onde não é permitido estacionar e onde os funcionários que ali trabalham têm hoje o dia de folga.

O centro nevrálgico da cimeira é no triângulo formado pela Praça Maior (onde decorre a cerimónia de revista às tropas e a foto de família), pelo Parador - onde estão alojadas as delegações - e pelo complexo da Deputação do Governo regional.

Cerca de 100 jornalistas estão acreditados para a cobertura do evento que merece amplo destaque na imprensa local e regional, com uma foto do primeiro-ministro José Sócrates (à sua chegada a Zamora, na noite de quarta-feira) a fazer manchete no jornal El norte de Castilla.

O jornal - que dá cinco páginas ao assunto - refere que a cimeira bilateral "transforma por um dia, Zamora, no centro político da Península Ibérica".

Menos atenção da imprensa generalista com o El Pais a dedicar apenas um pequeno artigo ao tema que tem merecido atenção da rádio e televisão local, regional e a nível do país.

O programa oficial começa cerca das 10:00 locais (menos uma hora em Lisboa) quando os dois chefes do governo, José Sócrates e José Luís Rodríguez Zapatero, presidem a uma cerimónia de honras militares, na Praça Maior.

Além dos hinos dos dois países e de revista às tropas, as duas delegações posam ainda para a tradicional foto de família, seguindo depois para o Ayuntamiento de Zamora, a autarquia local, para uma saudação aos responsáveis autárquicos.

Será aqui que decorre a primeira reunião bilateral de Sócrates e Zapatero, tendo início pouco depois, em vários espaços do centro da cidade - Deputação Provincial, Museu Etnográfico, Biblioteca, Conselho Consultivo e Parador (Pousada) as reuniões sectoriais.

Os dois chefes do governo presidem depois à reunião do Conselho Superior de Defesa hispano-português, antes do início da reunião plenária.

Os acordos que saírem de Zamora serão assinados antes da conferência de imprensa final.

ASP

Lusa/Fim


PUB