Chuva forte provoca dezenas de inundações em Lisboa e concelhos limítrofes

por RTP
Miguel A. Lopes - Lusa

A chuva intensa que caiu na região de Lisboa provocou várias inundações na capital e nos concelhos limítrofes, de acordo com as ocorrências registadas pelo Regimento de Sapadores Bombeiros e pela Proteção Civil.

De acordo com a página dos Sapadores Bombeiros de Lisboa, entre as 14h53 e as 15h51 foram registadas, pelo menos, 17 diferentes ocorrências relacionadas com inundações na cidade de Lisboa.

Entre as zonas mais atingidas estavam as de Benfica e do Parque das Nações.
Mau tempo um pouco por todo o território
Em declarações à Antena 1, Pedro Araújo, da Autoridade Nacional de Proteção Civil, afirmou que têm "vindo a assisitir a algumas inundações. Neste momento temos o registo de cerca de 50 ocorrências relacionadas com estas precipitações. Estamos a falar de lençóis de água, alguns carros com água".

Há registo de cheias em Chaves, Vila Real, Lamego, Viseu e Lisboa.

A Proteção Civil mantém o aviso amarelo "até às 21 horas e por isso vamos continuar a registar episódios semelhantes aos registados há pouco com precipitação mais intensa". Pedro Araújo acrescenta que "estas células" de mau tempo se deslocarão nas próximas horas de Norte para Sul.



O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou esta segunda-feira onze distritos do norte e centro de Portugal continental sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes.

O aviso amarelo é o terceiro menos grave de uma escala de três e indica uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da meteorologia.

Pelas redes sociais têm sido partilhadas algumas fotografias, como esta, do efeito da chuva na capital.



(com Lusa)
Tópicos
pub