Cibernautas criam primeira Confraria do Pastel de Nata para projectar imagem de Portugal no estrangeiro
Lisboa, 01 Jul (Lusa) - A comunidade cibernauta portuguesa Startracker apresentou hoje a Confraria do Pastel de Nata, que visa projectar a imagem do país no estrangeiro através da promoção deste doce típico em vários locais do mundo.
A rede social online The Startracker, que reúne profissionais portugueses de diversas áreas espalhados por todo o mundo, decidiu apostar no pastel de nata para promover os produtos e a gastronomia de Portugal.
"O pastel de nata é uma realidade muito banal na vida dos portugueses e pode por isso ajudar a propagar a imagem de Portugal no exterior", disse à agência Lusa José António Sousa, membros do Startracker e fundador da confraria.
"Lancei um debate sobre pastéis de nata há cerca de um mês e conseguimos encontrar locais de fabrico de pastéis de nata em todos os continentes, feitos por portugueses e descendentes de portugueses ou pessoas que trabalharam nacionais".
Foi assim que nasceu a primeira Confraria do Pastel de Nata, hoje apresentada na pastelaria Versalhes em Lisboa, uma das pastelarias mais antigas da cidade.
"Decidimos organizar-nos para fazer algo diferente" afirmou José António Sousa, acrescentando que um dos objectivos do Startracker é valorizar os produtos portugueses.
"Queremos unir todos os fabricantes e amigos do pastel de nata", explicou.
Uma das primeiras funções da nova confraria, afirmou, será criar o Dia Mundial do Pastel de Nata - com data ainda por definir - e promover o fabrico deste doce típico da gastronomia portuguesa em vários locais do mundo.
José António Sousa adiantou ainda que a comunidade está a elaborar "uma tabela dos melhores pastéis de nata do mundo", mas recusou a dizer qual o fabricante que lidera a lista.
José António Sousa sempre foi dizendo que num dos primeiros lugares está "uma pastelaria do Canadá cujos proprietários são portugueses e duas pastelarias lisboetas".
A confraria não terá um espaço físico mas terá brevemente um sítio na Internet, segundo o fundador da Confraria do Pastel de Nata.