Cidadã portuguesa afinal não viaja no barco de Beirute para Chipre

A cidadã portuguesa que teria sido retirada de Beirute para Chipre no navio "Ielas Petras" fretado pelo Governo francês, afinal não embarcou devido à doença súbita do marido e só a filha viajou para Larnaca.

Agência LUSA /

Naida Anis Assaf e Nayla Anis Assaf constavam na lista que as autoridad es portuguesas entregaram à embaixada francesa no Líbano, no entanto, à última h ora, a primeira decidiu não viajar por causa dos problemas de saúde do marido.

"A mãe da senhora Nayla, que é luso-descendente, era para ir também no navio, mas acabou por manifestar junto do cônsul honorário e do encarregado de n egócios da embaixada portuguesa em Nicósia (Chipre) a sua intenção de não ser ev acuada por motivos de doença do marido", disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades, António Braga.

"No navio acabou por seguir apenas a filha que está em Chipre e viajará para Londres", acrescentou o secretário de Estado.

Das duas, apenas a mãe tem passaporte português, embora a Secretaria de Estado das Comunidades afirme que a filha esteja à espera de receber o seu. Contactada pela Agência Lusa no aeroporto de Larnaca, em Chipre, Nayla Anis Assaf, confirmou a notícia.

"A minha mãe ficou para trás e está ainda em Beirute porque tivemos uma emergência em casa, com a doença do meu pai", afirmou.

Estudante de Ciência Política na London School of Economics na capital britânica, Nayla preparava-se, na altura em que falou com a Lusa, para viajar de avião para Londres.

Nayla acabou, então, por ser a única da lista que foi entregue pelo Gov erno de José Sócrates às autoridades francesas que conseguiu embarcar na segunda -feira em Beirute.

Uma outra cidadã portuguesa, Cremilde Maria Cavaco Navalhinhas, entreta nto, conseguiu ser hoje incluída num grupo de 20 pessoas que foi retirada de hel icóptero do Líbano para Chipre.

O helicóptero estava previsto aterrar em Larnaca às 16:30 locais (15:30 em Lisboa).

Todos os outros terão de aguardar no Liceu Francês de Beirute até quart a-feira, data prevista para o novo transporte marítimo para Chipre.

A Agência Lusa conseguiu ter acesso à identificação dos outros portugue ses que constam na lista entregue aos franceses e que deverão embarcar na quarta -feira.

São eles: Cláudia Margarida Moreira Simões, Rima Medawar Fernandes, Pam ela Patrícia Lopes da Silva mais os dois filhos (o terceiro está retido em Nabat ie, cidade a sul de Beirute), Zeinat Maryan Kansoun, Fátima da Silva Kansoun e M aria da Conceição Casal de Carvalho Lopes.

Naida Anis Assaf continua a constar da lista e, por isso, se assim o de sejar poderá viajar também na quarta-feira.


PUB