Cidadãos de Faro contribuem para obras no Serviço de Pediatria

As novas instalações do serviço de Pediatria do Hospital de Faro foram inauguradas pela ministra da Saúda. Um conjunto de cidadãos contribuiu com um décimo do total do valor das obras que estavam pedidas há muito.

RTP /
A ordem dos Médicos é responsável pela formação dos especialistas e o Ministério pela sua colocação RTP

Nas obras de melhoria das instalações foram gastos um milhão e 60 mil euros. Desta verba 117 mil euros foram reunidos por uma grande superfície comercial de Faro, junto dos utilizadores da sua pista de gelo no Natal de 2005.

A ministra considerou bem vinda a intervenção financeira da sociedade civil.

São atendidas 120 crianças, diariamente, na Urgência Pediátrica do Hospital de Faro. As novas instalações têm 600 metros quadrados e equipamentos de reanimação e estabilização de crianças em estado clínico grave.

Ana Jorge afirmou que o Executivo aposta no reforço de médicos especialistas. “Colmatar a falta de especialistas é uma das nossas prioridades, e será feita numa percentagem entre os 25 e os 30 por cento”, disse a ministra. Além da pediatria, obstetrícia, ortopedia, anestesia e urologia, será reforçada a área da medicina familiar.

A ministra da Saúde admitiu que “ainda não está definido o número de médicos para cada especialidade, nem o mapa determinado”.
PUB