Cidades Iluministas reunidas em Vila Real de Santo António

A conservação do património histórico de cidades europeias e da América Latina erigidas segundo a estética iluminista é o mote para o IV Encontro Internacional das Cidades Iluministas, que começa sexta-feira em Vila Real de Santo António.

Agência LUSA /

O encontro, que pela primeira vez se realiza em Portugal, é uma iniciat iva da Fundação Ferrol Metrópoli, na Coruña, e reúne até sábado cerca de 300 par ticipantes oriundos de países com cidades iluministas como Espanha, França, Guat emala, Colômbia e Peru. Construída de raiz por ordem do Marquês de Pombal, Vila Real de Santo A ntónio é a única cidade portuguesa presente, apesar de Lisboa também ter influên cias iluministas, presentes na Baixa Pombalina.

O Iluminismo é um movimento cultural e ideológico que surgiu na Europa durante o século XVIII e que é caracterizado pela arquitectura clássica, a funci onalidade e uniformidade do urbanismo.

Segundo o presidente da Câmara de Vila Real de Santo António, Luís Gome s, o intercâmbio de experiências promovido pelo encontro será muito proveitoso p ara a cidade, cujo centro histórico vai começar a ser reabilitado.

O objectivo é classificá-la como património histórico, o que, segundo o autarca, só será possível depois da realização de obras de restauro, sendo que o Obelisco pombalino presente na principal praça da cidade já começou a ser alvo de intervenções.

"Queremos repor a métrica original do centro da cidade e dar-lhe a devi da dignidade", disse à Lusa, observando que, ao fim de 30 anos, o executivo cons eguiu aprovar o plano de salvaguarda do centro histórico pombalino.

"Nunca houve uma vontade clara e firme de se fazer algo para requalific ar o núcleo pombalino", afirma, dizendo que o desenvolvimento urbanístico da per iferia da cidade vai financiar a requalificação da zona histórica.

Uma das medidas que Luís Gomes pretende colocar em prática é a demoliçã o integral do edifício dos Paços do Concelho, para o reconstruir depois de acord o com o original, de traça pombalina.

Durante o encontro, a cidade algarvia vai receber representantes das ci dades de Lima (Peru), San Fernando, Almacelles, Cartagena, Ferrol, Barcelona, Va lência, La Granja de San Ildefonso e Es Castell (Espanha), Rochefort (França), B ogotá (Colômbia) e La Asunción (Guatemala).

O evento, que decorre no Centro Cultural António Aleixo, vai reunir não só autarcas, como professores, arquitectos, urbanistas e historiadores.

Na quinta-feira é inaugurada a exposição "Fórum do Iluminismo: Urbanism o e Arquitectura no Século das Luzes", estando a abertura oficial do encontro re servada para sexta-feira, com a intervenção do presidente da Fundação Ferrol Met rópoli.

PUB