Cinco bombeiros feridos no combate em incêndio numa fábrica em Nelas
Cinco bombeiros ficaram ligeiramente feridos no combate ao fogo que deflagrou hoje de manhã numa fábrica de tecidos para automóveis de Nelas, que ficou quase destruída, disse à Lusa o comandante das operações no local, João Coelho.
Segundo João Coelho, dos Voluntários de Nelas, dois bombeiros inalaram fumos e três foram apanhados pela derrocada de uma fachada do edifício, "mas nenhum ficou em estado grave".
"O incêndio já se encontra circunscrito, mas como tem havido derrocadas, não vamos arriscar-nos, para já, a entrar lá dentro. Só vamos entrar em segurança", afirmou à Lusa cerca das 12:30.
O fogo teve início cerca das 10:00, na fábrica Borgstena - Têxtil Portugal Lda, situada na zona industrial de Nelas, na Estrada Nacional 234, na estrada que liga Nelas a Canas de Senhorim.
João Coelho referiu que a fábrica, que tinha beneficiado recentemente de obras e emprega cerca de 200 pessoas, "ficou praticamente destruída".
"Ardeu mais de 80 por cento, só se salvou a parte dos escritórios", lamentou.
O fogo "terá começado na parte dos assentos (dos carros)" e "a fábrica foi tomada rapidamente pelas chamas, dado trabalhar com materiais inflamáveis".
A causa do incêndio é ainda desconhecida, acrescentou.
A Câmara de Nelas enviou máquinas para o local para ajudar nas operações.
O comandante dos bombeiros estima que as operações de rescaldo "se vão prolongar durante todo o dia".
No local encontram-se 110 bombeiros e 36 viaturas.