Cinco detidos já respondem no âmbito da "Operação Lex"

por Mário Aleixo - RTP
O Supremo Tribunal de Justiça tem acolhido os trabalhos da "Operação Lex" Lusa

Os primeiros interrogatórios aos cinco detidos na "Operação Lex" terminaram na quarta-feira cerca das 23h30 e prosseguem esta quinta-feira, pelas 10h00, no Supremo Tribunal de Justiça, em Lisboa.

Os cinco detidos, entre eles um oficial de justiça, dois advogados e o filho de um destes, que foram presentes ao juiz conselheiro Pires da Graça ao início da noite de quarta-feira, estão entre os 12 arguidos do processo, que incluem também os juízes desembargadores Rui Rangel e Fátima Galante, o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e o vice-presidente do clube, Fernando Tavares.

Os detidos, acompanhados dos respetivos advogados, chegaram ao Supremo Tribunal de Justiça (STJ) pouco depois das 18h30 e depois de preenchida documentação relativa ao processo começaram a ser identificados, cerca das 20h00.

Cerca das 21h15 saiu um dos advogados no processo, António Pinto Pereira (cujo cliente que representa é ainda desconhecido), que disse aos jornalistas que ia "comer qualquer coisa rápido" e afirmou que "os trabalhos estavam a decorrer", tendo regressado às instalações do Supremo, na Praça do Comércio, 20 minutos depois.

A primeira sessão de apresentação ao juiz terminou cerca 23h30, com os detidos a abandonarem o Supremo Tribunal de Justiça cerca das 23h50, por uma porta lateral. Presente na sessão esteve também o procurador-geral adjunto Paulo Sousa, coordenador do Ministério Público no STJ.

Não foram dados mais esclarecimentos após o final dos trabalhos na quarta-feira.
O que está em causa
Os interrogatórios aos cinco detidos na "Operação Lex", que terão pernoitado no Estabelecimento Prisional anexo à Polícia Judiciária (EPPJ), prosseguem esta quinta-feira de manhã no Supremo Tribunal de Justiça.

A "Operação Lex" investiga suspeitas de corrupção/recebimento indevido de vantagem, branqueamento de capitais, tráfico de influências e fraude fiscal.

Na operação, desencadeada na terça-feira, foram realizadas 33 buscas, das quais 20 domiciliárias, nomeadamente ao Sport Lisboa e Benfica, à casa de Luís Filipe Vieira e dos dois juízes e a três escritórios de advogados.

(C/ Lusa)
pub