Cinquenta mil pessoas na entrega de Rosa de Ouro ao Santuário do Sameiro

O cardeal brasileiro D. Eugénio Sales, em representação do Papa João Paulo II, entregou hoje a Rosa de Ouro ao santuário mariano do Sameiro, Braga, numa cerimónia em que participaram 50 mil pessoas.

Agência LUSA /

A atribuição da Rosa de Ouro pela Santa Sé ao Santuário celebra a passagem dos 100 anos da coroação de Nossa Senhora do Sameiro e os 150 anos da definição do dogma da Imaculada Conceição.

No acto participaram o Cardeal Patriarca, D. José Policarpo, o Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, a maioria dos bispos portugueses, os membros do Cabido da Arquidiocese de Braga e centenas de sacerdotes e membros de ordens religiosas.

Estiveram ainda presentes diversas autoridades civis, entre as quais o Governador Civil de Braga, José Araújo e o presidente da Câmara local, Mesquita Machado.

A celebração eucarística que se seguiu decorreu na Cripta do Santuário, com a presença de 10 mil fiéis, a que se juntaram mais 40 mil na zona exterior.

A Rosa de Ouro foi, depois, colocada na Igreja do Santuário, junto a uma Custódia de Ouro e a uma Coroa de Ouro que haviam sido doadas anteriormente pelo papado.

Na ocasião, o Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, leu aos fiéis o teor de um telegrama a enviar ao papa, no qual se agradece a atribuição da Rosa de Ouro e se diz que todos os católicos portugueses rezam pela saúde de João Paulo II.

De seguida, usou da palavra o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, que enalteceu as virtudes da mãe de Jesus Cristo e dos santuários marianos portugueses, alvo de grandes peregrinações religiosas.

O prelado concedeu, também, a indulgência plenária aos fiéis presentes - uma bênção religiosa guardada para ocasiões especiais na vida da Igreja -, perdoando-lhes, assim, os pecados.


PUB