Cirurgião assume direcção clínica do Hospital de Évora
O cirurgião Manuel Carvalho assumiu hoje as funções de director clínico do Hospital Distrital de Évora, depois da exoneração do médico António Sousa, disse à Agência Lusa fonte hospitalar.
O novo conselho de administração do hospital ficou hoje completo com a nomeação, além do director clínico, do novo enfermeiro-director, José Chora, depois do anterior titular do cargo, Manuel Carolino, ter sido também exonerado.
O anterior conselho de administração do hospital foi demitido, há uma semana, "por conveniência de serviço" pelo ministro da Saúde, Correia de Campos, que nomeou o docente da Universidade de Évora António Serrano para presidente da unidade de saúde.
Além de António Serrano, o administrador hospitalar Vítor Fialho assumiu as funções de vogal executivo no conselho de administração do Hospital do Espírito Santo (Distrital) de Évora.
O administrador hospitalar Francisco Guerreiro continuou também como vogal executivo, lugar que já desempenhava no anterior conselho de administração.
O anterior presidente do conselho de administração, Luís Guilherme Pereira, tinha assumido as funções em Abril de 2004, depois de nomeado por despacho do então ministro da Saúde, Luís Filipe Pereira, do Governo PSD/CDS-PP.
O novo presidente da administração, mestre em gestão e responsável pelo conselho científico da área departamental de ciências económicas e empresariais da Universidade de Évora, cessou a 5 de Setembro as funções de Director-Geral do Gabinete de Planeamento do Ministério da Agricultura, depois de ter pedido a exoneração do cargo.
Em declarações à Agência Lusa, António Serrano elegeu como objectivo tornar a instituição "num hospital de referência" na região do Alentejo, em termos de qualidade, além de privilegiar a criação de uma "rede regional", envolvendo o hospital distrital e os centros de saúde concelhios.