Cirurgião Manuel Antunes defende "decisões corajosas" na Saúde em tempo de crise
Coimbra, 04 mai Lusa) - O cirurgião Manuel Antunes defendeu hoje, em Coimbra, "decisões corajosas" para melhorar a eficiência do Serviço Nacional de Saúde (SNS), face a uma crise que também atinge o setor.
"O momento difícil que o nosso país atravessa não pode deixar de contaminar a saúde", afirmou.
Manuel Antunes intervinha na abertura de um seminário integrado nas comemorações do 25.º aniversário do Centro de Cirurgia Cardiotorácica (CCC), do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).
Na sua opinião, importa "assumir decisões corajosas que permitam melhor a eficiência" do Serviço Nacional de Saúde.
"Poderíamos ter ido mais longe se nos tivessem deixado", disse o diretor do CCC, recordando que, nestes 25 anos de atividade, esta unidade lidou com diversos conselhos de administração, dos ex-Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) e, agora, do CHUC, todos "com atitudes completamente diversas" relativamente à autonomia do seu serviço.
Em 1998, quando Maria de Belém Roseira era ministra da Saúde, foi concedido ao Centro de Cirurgia Cardiotorácica de Coimbra o estatuto de centro de responsabilidade integrada (CRI), que lhe confere significativa autonomia na gestão.
Na época, um dos presidentes dos HUC, recordou Manuel Antunes, em tom crítico, chegou mesmo a perguntar: "quando todos os serviços do meu hospital forem CRI o que é que eu faço?".
As alianças entre serviços "podem ser um fator importante de regulação, de normalização da atividade assistencial e de um melhor aproveitamento dos recursos humanos e materiais", preconizou.
Em abono das suas ideias para a gestão dos serviços públicos de saúde, o cirurgião citou um relatório do Tribunal de Contas (TdC), de agosto de 2012, que enaltece uma "gestão mais eficaz", segundo um modelo de autonomia que permite "poupanças e ganhos de eficiência" no serviço.
Estas palavras "deveriam merecer a atenção e a consideração de muitos", recomendou, ao realçar que o TdC "parece sugerir que o modelo organizacional do CRI deveria ser expandido a outros centros" do SNS.
O seminário "Gestão da Saúde: papel da gestão intermédia", organizado pelo CCC, termina às 17:30, sendo as conclusões apresentadas por Maria de Belém Roseira.
De manhã, a antiga ministra da Saúde proferiu uma conferência, intitulada "Eficiência e ética em saúde", após a sessão de abertura, em que interveio o secretário de Estado adjunto da Saúde, Leal da Costa.