CM de Lisboa compromete-se a abrir à participação pública reabilitação da Quinta do Ferro

por Arlinda Brandão - Antena 1

Foto: Arlinda Brandão - Antena 1

A Câmara Municipal de Lisboa compromete-se a abrir à participação pública o modelo de reabilitação da Quinta do Ferro. A autarquia prepara um plano para a Quinta do Ferro e as parcerias locais e os moradores queixam-se de não terem qualquer conhecimento do que a autarquia planeia fazer.

No coração de Lisboa, entre a Graça e Santa Apolónia dezenas de moradores continuam a viver sem água canalizada, sem eletricidade, sem casas de banho, em habitações em risco de ruir.

Apesar de terem surgido alguns apoios pontuais os Amigos da Quinta do Ferro, Associação de Proprietários e Moradores queixa-se do silêncio da Câmara Municipal de Lisboa e de uma situação que se degradou. Refere também que o Gabinete de apoio ao Bairro de Intervenção Comunitária acabou por não funcionar.

A Antena 1 pediu esclarecimentos junto de Ricardo Veludo, vereador do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa sobre o prometido Plano para requalificar urbanisticamente todo o Bairro da Quinta do Ferro e as queixas que ouvimos sobre a não participação e envolvimento em todo o processo dos agentes locais.

A autarquia respondeu por escrito à Antena 1. "Na sequência da aprovação da delimitação da Área de Reabilitação Urbana da Quinta do Ferro, aprovada em reunião de câmara no dia 12 de novembro de 2020 e na assembleia municipal no dia 23 de dezembro de 2020, a câmara municipal encontra-se a desenvolver o trabalho técnico e iniciará em breve um processo de participação pública que envolva os parceiros locais, moradores e proprietários. O processo de participação pública será em breve partilhado com as entidades envolvidas no desenvolvimento local deste território."

Com a repórter Arlinda Brandão vamos até esta zona central da cidade, com vista para o rio Tejo saber como estão os moradores da Quinta do Ferro a viver estes tempos de pandemia e a aguentar o impasse que se mantém por resolver há muito tempo. Oiça a Reportagem aqui.

pub