CNE avalia queixa que receber sobre conferência em dia das eleições europeias e depois toma decisão

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) afirma que vai analisar qualquer queixa que venha a receber. O Bloco de Esquerda anunciou que vai apresentar esta tarde uma queixa à entidade, devido à conferência promovida pelo Banco Central Europeu a partir do dia em que decorrem as eleições europeias.

Miguel Soares /

Foto: Miguel A. Lopes/Lusa

Em declarações exclusivas à Antena 1, o porta-voz da CNE, João Almeida, revela que até meio da manhã não recebeu qualquer queixa, mas assim que chegue será analisada.

“A Comissão ouve sempre a parte que é acusada de ter algum comportamento menos regular, e depois em função dos dados que forem carreados para o processo avalia-se se estamos em presença de alguma atividade que, ou seja proibida, ou não seja recomendável que se concretize, ou se é uma atividade que pode ter o seu normal curso”, explica.

Contactado pela Antena 1, o antigo porta-voz da CNE Godinho de Matos desvaloriza a situação, considerando legal a realização da conferência, embora admita que a data escolhida é infeliz.

Os líderes da ‘troika’ vão estar em Lisboa na conferência que arranca no dia 25 de maio e se prolonga por três dias. A iniciativa do Banco Central Europeu começa no domingo das eleições europeias, o que leva o Bloco de Esquerda a considerar que a iniciativa pode ter leituras políticas.


(com Sandra Henriques)


PUB