Cofina congratula-se com decisão do Governo e reforça interesse na nova licença

Lisboa, 03 Jan (Lusa) - A Cofina congratulou-se hoje com a decisão do Governo de abrir o mercado televisivo português a um novo canal generalista em sinal aberto, reiterando a intenção do grupo de media em concorrer à nova licença.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"A Cofina congratula-se com a decisão do Governo em proceder à abertura de um concurso para uma nova licença de televisão em `free to air` e reafirma a sua intenção de concorrer à atribuição dessa mesma licença", disse à agência Lusa fonte oficial da empresa.

O grupo liderado por Paulo Fernandes reforçou ainda que "tem já concluído o projecto para uma estação de televisão generalista, inovadora e capaz de imprimir um novo ritmo ao panorama audiovisual nacional".

A mesma fonte garantiu que a Cofina tem "igualmente as condições financeiras reunidas para o lançamento desse mesmo projecto".

O Governo aprovou hoje uma resolução prevendo a abertura de um concurso público para a abertura de um novo canal generalista em sinal aberto na televisão portuguesa, cuja decisão deverá ser tomada até ao fim do ano.

A apresentação da resolução sobre o serviço de radiodifusão televisiva digital terrestre foi anunciada em Conselho de Ministros pelo titular da pasta dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva.

"O Governo decidiu que parte do espaço remanescente [na plataforma de frequência digital terrestre] deve ser afectada à difusão em sinal aberto de um novo canal generalista", declarou o ministro dos Assuntos Parlamentares.

Também de acordo com Augusto Santos Silva, o Governo determinou que "o concurso público para o lançamento do novo canal generalista de sinal aberto deverá ocorrer até 180 dias depois do acto público do concurso para a plataforma digital terrestre".

"Naturalmente, neste processo, primeiro tem que ser lançada a plataforma tecnológica e só depois podem ser lançados os concursos para os novos conteúdos dessa plataforma", justificou o membro do executivo.

SCA/PMF.

Lusa/Fim


PUB