Colóquio assinala IV Centenário da Ordem de S. João de Deus em Portugal
Os 400 anos da presença dos Irmãos Hospitaleiro s de S. João de Deus em Portugal são assinalados dia 19 de Maio, na Guarda, com um colóquio sobre "As Ordens Religiosas na Beira".
"Do distrito da Guarda saíram muitos irmãos para a Ordem e foi por onde S. Bento Menni entrou em 1891", disse hoje à Agência Lusa o historiador e inves tigador Augusto Moutinho Borges, do Centro de Estudos S. João de Deus, justifica ndo desta forma a iniciativa que vai ser realizada nas instalações do Arquivo Di strital da Guarda.
"Há uma forte ligação do distrito da Guarda à Ordem Hospitaleira de S. João de Deus. Para a Guarda esteve projectado um Hospital Militar Regimental, qu e nunca foi construído, mas à volta desta belíssima praça-forte havia outras loc alidades que tinham Hospitais Militares, e a Ordem é restaurada no século XIX em Aldeia da Ponte, no concelho do Sabugal", explicou o historiador, que integra a organização do colóquio.
"Durante cerca de 190 anos os reais hospitais militares foram administr ados pelos Irmãos Hospitaleiros de S. João de Deus, tendo deixado a sua forte pr esença na história da saúde pública e institucional em Portugal, motivo que levo u, pelos gratos serviços prestados a Portugal, a que no século XX S. João de Deu s fosse designado o Santo Patrono da Direcção de Serviço de Saúde Militar, feste jado anualmente a 08 de Março, dia da sua morte", refere Augusto Moutinho Borges .
Segundo o mesmo responsável, na iniciativa que é promovida pela Ordem H ospitaleira de S. João de Deus, Diocese da Guarda, Câmara Municipal e Arquivo Di strital da Guarda marcam presença historiadores e estudiosos que vão debater que stões relacionadas com aquela Ordem Hospitaleira e com outras ordens, nomeadamen te a Franciscana, a de Roncesvales e a das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coraçã o de Jesus.
Os trabalhos têm início pelas 10:00 de 19 de Maio, com uma mesa redonda presidida pelo bispo da Diocese da Guarda, D. Manuel da Rocha Felício. Júlio Pinheiro, da Pastoral da Cultura da Diocese da Guarda, abordará o tema "Ordens Religiosas na Beira: raízes da memória", Aires Gameiro, da Ordem H ospitaleira de S. João de Deus, falará de "Irmãos de S. João de Deus na Beira: i dentidade pela hospitalidade", Nunes Dorguete, da Ordem Hospitaleira S. João de Deus, dissertará sobre o tema "Irmão Júlio dos Santos: um Egitaniense exemplo de hospitalidade" e Alice Roseiro, das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de J esus, falará da temática "Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus: 125 a nos de Hospitalidade".
Ainda de acordo com o programa, após o almoço, os trabalhos são retomad os pelas 15:00 com a comunicação de Augusto Moutinho Borges (Centro de Estudos S . João de Deus) sobre "Culto a S. João de Deus na Beira: ciência, devoção e arte ". José Lima Garcia (Escola Superior de Educação da Guarda) falará do tema "A Ordem Hospitaleira de S. João de Deus e o Império Africano no séc. XX", Carl os Berrincha (Escola Superior de Educação da Guarda) abordará a temática "Leomil , Sede da Comenda da Ordem Hospitalar de Roncesvales", Carla Santos e Paula Mont eiro (Câmara Municipal de Trancoso) dissertarão sobre "A Ordem de S. Francisco n a Beira: o tempo e espaço, o caso de Trancoso" e José Afonso (Delegação Regional do IPPAR, Castelo Branco) tem agendada uma intervenção sobre "O eco das pedras:
quando os conventos falam".
No final do colóquio, pelas 17:00, os participantes efectuam uma visita à exposição de desenhos de Marín Garcia, na Galeria do Paço da Cultura da Guard a, sobre os "Reais Hospitais Militares de S. João de Deus na Fronteira Luso Espa nhola - Séculos XVII-XVIII".