Combate aos incêndios. MAI anuncia formação e reforços no terreno

por RTP
O ministro com a pasta da Administração Interna falou das prioridades do Governo e salientou aquilo que são os desafios de médio e longo prazo Lusa

O ministro da Administração Interna disse esta quarta-feira que é essencial valorizar o relatório da Comissão Técnica Independente sobre os incêndios em Portugal. Eduardo Cabrita referiu ainda que é necessário centrar a atenção na prevenção. O governante revelou que estão em formação 600 elementos dos grupos de intervenção, proteção e socorro da GNR, que foram adjudicados mais de uma centena de equipamentos e que os sapadores florestais vão ser reforçados com mais 500 operacionais.

Numa primeira reação ao relatório da Comissão Técnica Independente, Eduardo Cabrita salientou a dispersão de ocorrências no mês de outubro, que conduziram à tragédia.

“Da análise do relatório, que terá que ser aprofundado, realçar que a comissão técnica independente destaca aquilo que são condições naturais, meteorológicas, absolutamente excecionais que determinaram uma dispersão das ocorrências, traduzidas em várias centenas de incêndios”, notou o governante aos jornalistas.

O ministro com a pasta da Administração Interna falou das prioridades do Governo e salientou aquilo que são os desafios de médio e longo prazo.

“Estamos a falar das medidas de combate aos efeitos das alterações climáticas, de reordenamento da floresta ou das medidas de valorização económicas e sociais das regiões do interior”.
Tópicos
pub