Combater "atitudes centralistas" é objectivo do novo líder concelhia
O novo líder da Concelhia do PSD/Porto, Pedro Duarte, anunciou hoje que o combate às "atitudes centralistas" será um dos objectivos a cumprir no seu mandato de dois anos.
O também vice-presidente da bancada parlamentar social- democrata, antigo dirigente nacional da JSD e porta-voz do partido na liderança de Durão Barroso, liderou a lista única que hoje se propôs suceder a Francisco Ramos na presidência da estrutura concelhia do PSD/Porto.
"Estaremos contra todo o tipo de atitudes centralistas, que menorizem a afirmação do Porto. Um dos objectivos estratégicos é lutar pela afirmação do Porto, enquanto capital de uma região, até por uma lógica de equilíbrio do país", disse à Lusa o novo líder social- democrata da cidade do Porto.
Segundo Pedro Duarte, "o que se passou recentemente com o Metro é um exemplo paradigmático, mas não o único, dessas posturas centristas" que contesta.
O dirigente referia-se a um despacho conjunto dos Ministérios das Finanças e Obras Públicas, publicado segunda-feira no Diário da República, que retirou poderes à comissão executiva da Metro do Porto para novos investimentos.
Na leitura de Pedro Duarte, esta "inadmissível" decisão, que o PSD alega configurar uma tentativa de "governamentalização" da gestão do Metro do Porto, "contraria aquilo que o Governo está a fazer com a empresa similar de Lisboa".