Começa hoje julgamento de caso jovem morto em rixa de trânsito Benfica
O julgamento do caso da morte de um jovem numa rixa de trânsito em Benfica (Lisboa), em Março de 2005, começa quarta-feira de manhã no Tribunal da Boa Hora, disse à Agência Lusa o pai da vítima.
O incidente ocorreu no dia 28 de Março, quando, a meio da tarde, dois automóveis de cruzaram à entrada de umas bombas de gasolina em Benfica.
A discussão já tinha começado mais atrás, mas os condutores dos dois veículos resolveram parar nas bombas, insultando-se mutuamente.
Durante a discussão um dos condutores baleou o outro, que mais tarde se verificou ser Nélio Marques, 25 anos, filho do ex- internacional do Benfica Manuel Joaquim Marques, (Nelinho).
A vítima ainda foi transportada para o Hospital de Santa Maria, mas viria a falecer ao final do dia devido aos ferimentos provocados por duas balas no tórax e uma no baço.
O autor dos disparos, de 30 anos, foi detido pelas autoridades - que se encontravam perto do local - imediatamente após o tiroteio e não ofereceu qualquer resistência aos agentes, tendo posteriormente confessado o crime.
A 28 de Setembro do ano passado arrancou o debate instrutório no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa (TIC), onde cerca de meia centena de amigos e familiares do jovem assassinado se manifestaram em protesto.
O autor confesso do crime acabou por ser acusado de homicídio qualificado no dia 07 de Outubro.
Ficou também determinado que o autor dos disparos se manteria em prisão domiciliária com pulseira electrónica, mas posteriormente um juiz da 2ª Vara do Tribunal da Boa-Hora alterou a medida de coacção e colocou o arguido em liberdade a aguardar julgamento.