Começaram arranjos do paredão destruído na Costa de Caparica
As máquinas do Instituto da Água e da Protecção Civil Municipal de Almada iniciaram hoje de manhã as obras de recuperação do paredão na Costa de Caparica.
O presidente da Junta de Freguesia da Costa de Caparica, António Neves, confirmou hoje à Lusa que o Instituto da Água (INAG) está desde cerca das 08:00 a preparar o terreno para colocar pedras de maior dimensão vindas do exterior.
Depois das 08:00, as duas máquinas começaram a trabalhar em conjunto para tapar o rombo maior do paredão, que tem mais de 50 metros de extensão.
Enquanto a máquina da Protecção Civil Municipal coloca areia, retirada da vala, a do INAG repõe as pedras que foram levadas pelo mar.
António Neves confirmou que o ministro do Ambiente, Nunes Correia, já deu ordem para que ainda hoje as obras mais pesadas entrem em funcionamento, com pedras de grande dimensão vindas de Sesimbra.
"Na terça-feira o ministro do Ambiente adiantou também que a reconstrução total do paredão será feita no início de Abril, bem como o início do preenchimento das praias com areia retirada do porto de Lisboa, uma obra considerada fundamental para travar a erosão costeira na Costa de Caparica", disse o presidente da Junta.
Hoje de madrugada, o mar voltou a entrar no parque do Clube de Campismo de Lisboa, mas com menor intensidade que terça-feira.