Comemorações do Dia do Exército condicionam trânsito no Porto no fim-de-semana
As comemorações do Dia do Exército vão condicionar o trânsito e o estacionamento na zona da Foz, no Porto, a partir de sexta-feira e até domingo, anunciou hoje a autarquia.
Devido às comemorações nacionais do Dia do Exército, cujas principais iniciativas terão lugar no Porto, será proibido estacionar e circular entre as 07:00 e as 14:00 de sábado e de domingo na Avenida Montevideu, Avenida do Brasil, Rua Coronel Raul Peres e Avenida Carlos I.
Na Rua do Molhe, no troço compreendido entre a Rua de Gondarém e a Avenida Montevideu, será proibida a circulação automóvel entre sexta-feira e domingo.
O Dia do Exército obriga também à proibição de estacionamento no largo da Lapa, no sábado e no domingo.
Será ainda proibido circular, parar ou estacionar na Avenida Carlos I, no troço compreendido entre o lado Sul da Esplanada do castelo e a Rua do Passeio Alegre, e na rua D. Luís Filipe, entre as 06:00 de sábado e as 14:00 de domingo.
No fim-de-semana, será ainda proibido estacionar na Rua do Molhe, entre as ruas de Gondarém e Marechal Saldanha, e na Rua de Gondarém, entre as artérias Pêro de Alenquer e Índia.
O Dia do Exército vai ser assinalado domingo com uma série de iniciativas de natureza militar, cultural e desportiva.
O Porto recebe uma parada militar com desfile na Avenida Montevideu, envolvendo cerca de 2.000 efectivos e 82 viaturas, das quais 30 blindadas.
Haverá ainda uma Demonstração de Capacidades, que inclui, entre outras actividades, mostra de cães de guerra, queda livre, torre multi-usos, reprise a cavalo, volteio e atrelagem e percurso de viaturas blindadas.
O Dia do Exército comemora-se a 24 de Outubro, data da tomada de Lisboa, em 1.147, pelas tropas de D. Afonso Henriques, patrono do Exército.