Comissão de inquérito sobre Eurominas vai ser presidida pelo PSD
A comissão de inquérito parlamentar sobre o cas o Eurominas será presidida pelo PSD, afirmou hoje à Lusa o deputado social-democrata Luís Rodrigues.
De acordo com o deputado do PSD, a decisão foi tomada na última conferência de líderes, quando ficou também definida a composição da comissão.
A comissão parlamentar de inquérito, que deverá tomar posse na primeira semana de Dezembro, será constituída por 23 elementos, 12 do PS e 11 da oposição (5 do PSD, 2 do PCP, 2 do CDS-PP, 1 do Bloco de Esquerda e 1 do Partido Ecologista "Os Verdes").
A título indicativo, ficou ainda decidido que a comissão terá 60 dias para concluir os seus trabalhos.
O caso Eurominas prende-se com uma indemnização de 12 milhões de euros atribuída pelo Governo PS de António Guterres a esta empresa, depois de vários pareceres jurídicos e decisões políticas em contrário.
Na altura em que foi atribuída a indemnização, em 2001, a Eurominas era representada pelo escritório de advogados de António Vitorino, José Lamego e do actual ministro da Justiça Alberto Costa, todos ex-governantes de Guterres.
Luís Rodrigues não quis ainda adiantar quais serão as personalidades qu e o PSD pedirá que compareçam perante a comissão, sublinhando apenas que o objec tivo será "clarificar e não crucificar".