Comissão política de Paulo Portas reúne-se quinta-feira pela primeira vez

A comissão política nacional do CDS-PP eleita a 20 de Maio, no Congresso de Torres Novas, vai reunir-se quinta-feira pela primeira vez para escolher o `núcleo duro` da direcção de Paulo Portas, a comissão directiva.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

A nomeação da comissão directiva é o primeiro ponto da ordem de trabalhos da reunião, com início marcado para as 21:00, na sede do partido, no Largo do Caldas.

Além do líder, Paulo Portas, têm assento na comissão directiva, por inerência do cargo, o secretário-geral do partido, João Almeida, o líder parlamentar, Telmo Correia, e o presidente do grupo parlamentar no Parlamento Europeu, o eurodeputado Luís Queiró.

Fonte próxima de Paulo Portas garantiu à Lusa que o líder "ainda não fez quaisquer convites" para este órgão, cujos elementos saem da comissão política nacional.

O porta-voz da direcção, Nuno Melo, e o primeiro vogal da comissão política nacional, Luís Nobre Guedes, deverão ser nomes chamados por Portas para o seu núcleo duro.

Do grupo parlamentar poderão vir outros elementos da directiva, como Diogo Feio, Teresa Caeiro ou Mota Soares, devendo ainda haver espaço para caras novas.

Na comissão política do CDS-PP eleita no último Congresso, as principais novidades foram João Ribeiro da Fonseca, presidente da Portugália, Filipe Lobo d`Ávila, director-geral do Ministério da Justiça, Miguel Morais Leitão, presidente das OGMA, Assunção Cristas, uma das caras na campanha contra o aborto, e outros como Leonardo Mathias ou Manuel Castelo-Branco.

Além da nomeação da comissão directiva, a comissão política de quinta-feira tem outros seis pontos na ordem de trabalhos.

O secretário-geral, João Almeida, fará um ponto da situação sobre a estrutura do partido e a actualização dos ficheiros, uma tarefa que deverá estar concluída no final de 2008.

O responsável financeiro do CDS-PP, João Rebelo, fará igualmente um ponto da situação sobre as contas do partido, seguindo-se uma discussão sobre a preparação das autárquicas de 2009, uma tarefa a cargo do deputado Hélder Amaral.

Na reunião de quinta-feira à noite, serão ainda formalizados os grupos de missão que Paulo Portas anunciou no Congresso, organizados à volta de cinco temas: energia, emprego, família, União Europeia e voluntariado.

A preparação da interpelação ao Governo sobre perda do poder de compra, que será feita no Parlamento a 6 de Junho, e o "aconselhamento estratégico" sobre as eleições autárquicas em Lisboa completam a agenda da comissão política, um órgão com cerca de 50 elementos.

PUB