Comunidade Bahá`i em Portugal festeja passagem de Ano Novo no domingo
A comunidade Bahá`i em Portugal celebra de domingo para segunda-feira a passagem para o Ano Novo, que segundo esta religião inspirada no islamismo, é assinalada de acordo com o calendário solar, no início da Primavera.
Segundo Maria da Piedade Antunes, do gabinete de relações externas da comunidade, em Portugal (continente e ilhas) há cerca de oito mil seguidores da fé Bahá`i, que começou a ser conhecida no país em 1946.
Na sequência de uma conferência realizada sobre a fé Bahá`i, começaram a ser criadas assembleias de culto sobretudo na região da Grande Lisboa e mais tarde ao longo do litoral do país.
"Para os sete milhões de Bahá`is residentes em 260 países, o Ano Novo começa a 21 de Março. O primeiro ano da nossa era foi declarado em 1844 na era cristã, correspondente a 1260 na era maometana", explicou a responsável.
De acordo com os registos da religião, nesse ano, em Shiráz, antiga Pérsia, um jovem que ficou conhecido como Báb (que significa "A Porta"), anunciou o iminente aparecimento de um "Mensageiro de Deus".
Esse profeta viria 19 anos mais tarde e chamaram-lhe Bahá`u`lláh (que significa "A Glória de Deus").
Adoptaram o calendário solar, que consiste em 19 meses de 19 dias cada, com os restantes quatro ou cinco dias chamados "Intercalares", especialmente dedicados à hospitalidade, solidariedade e troca de prendas.
Os princípios desta religião monoteísta baseiam-se na unidade da Humanidade e na promoção da paz mundial, na igualdade de direitos, deveres e oportunidades para o homem e a mulher, a harmonia entre a ciência e a religião, educação universal e obrigatória e eliminação dos excessos de pobreza e de riqueza.
"Não temos um clero hierarquizado. Funcionamos em assembleia cujos membros são eleitos democraticamente pelas suas acções", explicou Maria da Piedade Antunes.
Os festejos do Ano Novo Bahá`i vão realizar-se a partir das 20:00 no Centro Multicultural da Câmara Municipal de Lisboa, localizado no Bairro Padre Cruz, em Lisboa.
Está previsto um espectáculo com actuações musicais, nomeadamente de Rão Kyao e o Grupo Coral dos Presbiterianos.