Comunidade do Médio Tejo apoia pedido de Mação para sair do Pinhal Interior Sul

Mação, Santarém, 31 Dez (Lusa) - O presidente da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIM MT) congratulou-se hoje com uma moção aprovada na assembleia municipal de Mação requerendo a sua reintegração naquela sub-região.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Fernando Corvêlo de Sousa (PSD), presidente da CIM MT, disse à Agência Lusa que recebeu a notícia com "surpresa", afirmando "apoiar a vontade do povo de Mação e dos seus eleitos que manifestaram esta posição de forma unânime, em Assembleia Municipal".

"Mação sempre fez parte desta comunidade de municípios, que chegou mesmo a liderar, e sempre manteve uma óptima relação intermunicipal em termos institucionais", afirmou.

Com a nova configuração territorial, o município de Mação deixou de estar agregado ao Médio Tejo (distrito de Santarém) e passou a integrar a sub-região do Pinhal Interior Sul (Castelo Branco). Já Ourém regressou ao Médio Tejo depois de ter pertencido à antiga Associação de Municípios do Médio Tejo.

Segundo se pode ler na moção aprovada por unanimidade na assembleia municipal de Mação, realizada terça-feira, a acção visa `contestar a divisão administrativa do País agora implementada` e que coloca aquele concelho na Nomenclatura de Unidade Territorial (NUT) do Pinhal Interior Sul.

"A integração de Mação na NUT do Pinhal Interior Sul produz consequências nefastas para o município de Mação que se farão sentir em breve, nomeadamente na área da saúde", afirma a maioria social democrata autora da proposta, e que gere os destinos do concelho.

Segundo disse à Lusa o responsável da CIM MT, que é simultaneamente presidente da Câmara Municipal de Tomar, "a decisão relativa a este processo não está nas nossas mãos mas daremos todo o apoio necessário de modo a satisfazer a pretensão de Mação em reintegrar esta comunidade intermunicipal".

O presidente da Câmara de Mação, Saldanha Rocha (PSD), disse hoje à Lusa que "Mação pertence de forma natural à família do Médio Tejo", afirmando que a posição de apoio do presidente da CIM MT "traduz uma vontade expressa de todos no sentido da reintegração".

"O ideal seria a junção das duas regiões mas, a não ser assim, Mação quer estar no grupo mais desenvolvido e que marca ritmos de desenvolvimento assinaláveis mercê da suas dinâmicas".

Segundo disse, "a CIM MT é a locomotiva destas duas sub-regiões que incluem 15 concelhos e é nesta carruagem da frente que queremos estar e onde poderemos fazer vingar mais rápidamente os processos de desenvolvimento, de qualidade de vida e de integração em sociedades mais pujantes".

"A sub-região do Médio Tejo está numa coroa circular da grande Lisboa, apresenta maior densidade populacional, tem massa crítica e maiores dinâmicas nas suas cidades comparativamente à região do Pinhal, que nem cidades tem", afirmou o autarca.

Segundo disse Saldanha Rocha, a moção aprovada "propõe que seja desencadeado um processo imediato que conduza à integração do município de Mação na NUT do Médio Tejo considerando que a vontade expressa de todos os eleitos e a manifestação da disponibilidade do secretário de Estado da Administração Local para no ano 2009 rever o nosso caso concreto".

Segundo se pode ler na moção, "a assembleia municipal de Mação propõe que a Câmara entre em contacto e dê conhecimento desta proposta a todos os grupos parlamentares na Assembleia da República para que aqueles, com as devidas iniciativas parlamentares, contribuam para que se possa alcançar aquele objectivo".

"O grupo parlamentar do PSD eleito por Santarém vai fazê-lo e vamos procurar sensibilizar o Governo, os deputados e o próprio Presidente da República para que acolham de forma positiva esta nossa pretensão", afirmou.

MYF

Lusa/Fim


PUB