Conceição Pequito defende que "aventura política de Marinho e Pinto começa agora"

por Sandra Henriques

Foto: André Kosters/Lusa

A professora de Ciência Política no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas Conceição Pequito considera que “a aventura política de Marinho e Pinto começa agora” e que “o Bloco de Esquerda esvaziou-se pela sua inutilidade”.

Em declarações ao jornalista da Antena 1 Nuno Rodrigues, Conceição Pequito faz uma análise dos resultados das eleições europeias de domingo, destacando-se a ida de Marinho e Pinto para o Parlamento Europeu na lista do MPT – Partido da Terra.

Marinho e Pinto era um “candidato muito virado para o discurso antipolítica, antipartidos, e com um tom populista que vai ao encontro do que os eleitores descontentes e insatisfeitos com o ‘establishment’ anseiam ouvir e desejam ouvir e isento de promessas”.

Em relação à descida do Bloco de Esquerda, a docente universitária afirma que “sempre que há um vazio é necessariamente ocupado e neste momento há um vazio”, porque o partido “esvaziou-se pela sua inutilidade”.

“Quando aparece com um potencial de coligação face ao PS, o que resolveria o bloqueio da Esquerda em termos de formação de Governos de coligação maioritários, esvaziou-se porque não assumiu durante o seu período áureo essa função e preferiu disputar eleitorado com a CDU, o que é uma estratégia perfeitamente errada”, frisa a investigadora.
pub