Concelho de Viana do Castelo sem passagens de nível em três anos

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, anunciou hoje que dentro de três anos já não haverá passagens-de-nível no concelho, graças à construção de 14 passagens desniveladas.

Agência LUSA /

"Está praticamente concluído o acordo em relação a 13 das passagens desniveladas, três das quais pedonais e dez para automóveis", referiu Defensor Moura, depois de uma reunião que manteve terça-feira com a Secretaria de Estado dos Transportes e com a REFER.

Em relação à passagem desnivelada de Alvarães, o autarca frisou que "é preciso envolver na negociação o Instituto de Estradas, na medida em que é preciso fazer um desvio de 800 metros da EN-305", disponibilizando-se a Câmara para colaborar na candidatura a financiamento comunitário para a obra.

"Vamos afinar os pormenores", disse ainda o autarca, adiantando que os protocolos para a construção das 14 passagens desniveladas serão assinados no dia 09 deste mês.

A Câmara Municipal vai construir três passagens desniveladas, com financiamento parcial da Direcção Geral de Transportes Terrestres, e colaborar com 50 por cento nos restabelecimentos rodoviários de acesso às novas passagens.

"É um protocolo satisfatório para a Câmara Municipal e que representa um investimento significativo da REFER", rematou Defensor Moura.

Há cerca de um mês, em Darque, Viana do Castelo, duas pessoas morreram quando o automóvel em que seguiam foi colhido por um comboio numa passagem de nível.


PUB