Concelhos de Arganil e Pampilhosa da Serra em risco `máximo` de incêndio

Lisboa, 21 jul (Lusa) -- Os concelhos de Arganil e Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, apresentam hoje risco `máximo` de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Lusa /

Em risco `muito elevado` estão 41 concelhos de vários distritos de Portugal continental.

De acordo com o IPMA, estão em risco "muito elevado" de incêndios os concelhos de Póvoa do Lanhoso e Vieira do Minho, no distrito de Braga, Baião, no Porto, Sabrosa, em Vila Real, e Arouca, em Aveiro.

No distrito de Viseu estão sob risco `muito elevado` de incêndio os concelhos de S. Pedro do Sul, Castro de Aire, Vila Nova de Paiva, Moimenta da Beira, Tabuaço e Sernancelhe.

Estão também com este risco de incêndio os concelhos de Aguiar da Beira, Trancoso, Fornos de Algodres, Celorico da Beira, Guarda e Sabugal, no distrito da Guarda, Góis, em Coimbra, e Figueiró dos Vinhos, em Leiria.

Segundo o IPMA estão ainda em risco `muito elevado` de incêndios, os concelhos da Sertã, Oleiros, Vila de Rei, no distrito de Castelo Branco, e Mação, Sardoal, Coruche e Chamusca, no distrito de Santarém, e Ponte de Sor, em Portalegre, e Montijo e Alcácer do Sal, em Setúbal.

No distrito de Évora, estão em risco `muito elevado" de incêndio os concelhos de Vendas Novas, Montemor-o-Novo e no distrito de Beja, o concelho de Barrancos.

O distrito de Faro tem cinco concelhos em risco `muito elevado`: Odemira, Alcoutim, Tavira, São Brás de Alportel e Tavira.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre `Reduzido` e `Máximo`.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje, nas regiões norte e centro, céu geralmente muito nublado, tornando-se gradualmente pouco nublado ou limpo a partir do meio da manhã, e uma pequena descida de temperatura nas regiões do interior.

Para a região sul, a previsão aponta para céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade até meio da manhã, em especial no litoral oeste.

Prevê ainda uma pequena descida da temperatura mínima e uma pequena subida da temperatura máxima no Algarve.

HN // PJA

 

Tópicos
PUB