Concurso do robô bombeiro na Guarda
Trinta equipas de alunos do ensino secundário e superior de todo o país participam no sábado, na Guarda, na IV edição do Robô Bombeiro - Concurso Nacional de Robótica do Instituto Politécnico local.
A competição de robótica, organizada pelo Departamento de Informática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), põe à prova pequenos robôs móveis e autónomos, que têm como missão encontrar e apagar um incêndio, simulado por uma vela, num modelo de uma casa formado por corredores e quartos.
"O objectivo do concurso é contribuir para o avanço da robótica e usar esta tecnologia como uma ferramenta de ensino, proporcionando um evento extracurricular interessante e divertido, onde os alunos possam aplicar na prática os conhecimento multidisciplinares adquiridos em cursos de engenharia", referem os organizadores.
A competição é organizada em três grupos, mas para efeitos de classificação final será considerada a pontuação dos dois melhores.
Em cada manga o robô terá um tempo limite de quatro minutos para encontrar a vela (que simula um incêndio no interior de uma casa) e apagar a chama com sistemas baseados em água, ar ou CO2 (dióxido de carbono).
"O robô deve encontrar a vela e extinguir a sua chama no menor tempo possível", esclarecem os promotores do evento.
Ainda segundo a organização, os mecanismos admitidos a concurso terão que caber numa caixa cúbica de 31 centímetros e devem ser movidos, exclusivamente, por motores eléctricos alimentados por baterias ou pilhas.
As equipas participantes serão divididas em duas classes, uma formada por concorrentes de escolas secundárias e profissionais e outra de universidades e institutos politécnicos.
A competição tem início pelas 15:00, no Pavilhão Municipal de S. Miguel, na Guarda, sendo a parte da manhã dedicada a treinos e verificações técnicas.
A IV edição do concurso Robô Bombeiro é apoiada pelo Instituto Politécnico, Câmara Municipal da Guarda, ESTG, Programa Operacional Ciência e Inovação 2010 e Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.