Concurso especial de acesso a Medicina para licenciados

O Governo aprovou a criação de um concurso especial de acesso ao curso de medicina a licenciados em qualquer outra área, desde que esteja garantido o "adequado nível de conhecimento nas cadeiras nucleares".

Agência LUSA /

Segundo adiantou o ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, o novo concurso especial "é um mecanismo adicional de acesso ao curso de medicina".

"É uma solução idêntica ao que existe já em outros países", sublinhou Pedro Silva Pereira, na conferência de imprensa realizada no final da reunião semanal do Conselho de Ministros.

De acordo com o comunicado do Conselho de Ministros, o decreto- lei agora aprovado "vem permitir que os licenciados, em qualquer área, que pretendam ingressar no curso de medicina disponham de uma nova via, além do regime geral de acesso e do concurso especial, para titulares de um curso superior".

"Assim, alarga-se as áreas de formação que permitem a admissão no curso de Medicina, desde que se garanta adequado nível de conhecimento nas cadeiras nucleares que são condição de ingresso", lê- se no comunicado.

Na nota, recorda-se também que "os fundamentos científicos da prática clínica e da investigação biomédica se baseiam cada vez mais na interacção com áreas científicas como a física, a biologia, a química ou a matemática, mas também com outras áreas, como as humanidades, o direito ou a economia".

"Esta nova modalidade de ingresso poderá ainda contribuir para que as escolas seleccionem também candidatos com particular apetência para áreas de investigação, o que se considera fundamental", é ainda referido.

O novo concurso especial resultou "de diálogo com a comissão científica internacional que vem acompanhando o desenvolvimento do ensino da Medicina em Portugal desde 1999, tendo sido, ainda, ponderados os pontos de vista das faculdades, institutos e escolas que ministram o curso de Medicina".

PUB