Concurso para troço do IC35 avança nas próximas semanas - Câmara de Penafiel

Penafiel, Porto, 13 jul (Lusa) - O concurso para a construção do primeiro troço do IC35 vai ser aberto nas próximas semanas, o que será confirmado terça-feira, em Penafiel, pelo secretário de Estado das Obras Públicas, avançou hoje à Lusa o presidente da Câmara.

Lusa /

"Vai ser um dia histórico para Penafiel e para a região", comentou Antonino Sousa, sublinhando a importância deste desenvolvimento.

O autarca disse à Lusa que o secretário de Estado Sérgio Monteiro estará naquela cidade para, em sessão solene, apresentar a Estratégia de Atuação da Rede Rodoviária Nacional que já prevê, nomeadamente, todo o corredor do IC35.

Em relação ao primeiro troço, ligando Penafiel a Rans, para o qual já há projeto de execução, de acordo com o presidente da Câmara, aguarda-se apenas a declaração de conformidade ambiental, cujo prazo termina esta semana.

Por isso, frisou, está tudo pronto para que o concurso seja lançado nas próximas semanas, cumprindo-se uma "aspiração antiga da cidade e da região", cuja urgência, assinalou, foi aprovada em 2001 na Assembleia da República.

Antonino Sousa acrescentou esperar que Sérgio Monteiro possa avançar, na cerimónia, um cronograma para a realização da totalidade do IC35.

Também na terça-feira, vai ser assinado o contrato de adjudicação da beneficiação do troço da EN 15 entre as cidades de Penafiel e Paredes.

Trata-se, recordou, de uma obra "da maior importância", que prevê a duplicação das faixas, nos dois sentidos, e a construção de várias rotundas. Aquela intervenção também vai contemplar os futuros acessos ao IC35 e à A4.

O IC 35, sobretudo no troço entre a cidade de Penafiel e Entre-os-Rios, é uma infraestrutura reclamada há décadas pelos municípios de Penafiel, Marco de Canaveses, Cinfães e Castelo de Paiva.

Aquela acessibilidade substituirá a atual EN106, considerada uma das mais congestionadas do distrito do Porto, para além dos elevados níveis de sinistralidade que apresenta.

Tópicos
PUB