Condeixa-a-Nova oferece ensino de inglês aos alunos do pré-escolar
Condeixa-a-Nova, 06 nov (Lusa) - As crianças do ensino pré-escolar da rede pública do concelho de Condeixa-a-Nova estão a frequentar aulas de inglês gratuitamente, no âmbito do projeto "Vamos Aprender Inglês", anunciou hoje a autarquia local.
As aulas arrancaram no início deste mês, envolvendo 268 crianças, distribuídas por 13 salas de seis jardins-de-infância.
"É uma medida inovadora, que garante a todos os alunos condições de igualdade no acesso a ferramentas importantes para alcançar o sucesso educativo", justifica o presidente da Câmara Municipal, Nuno Moita, citado num comunicado do município.
Segundo a autarquia, o projeto "Vamos Aprender Inglês" constitui uma aposta do executivo camarário ao nível da educação pré-escolar, através da introdução de uma língua estrangeira nas Atividades de Animação e Apoio à Família, que decorre nos jardins-de-infância das 15:00 às 18:00.
Antes desta iniciativa, refere a Câmara Municipal, só 84 crianças, "ou seja 30% do total de inscritos no pré-escolar, estavam a frequentar o Inglês, atividade paga promovida pelas Associações de Pais".
De acordo com a autarquia de Condeixa-a-Nova, "a iniciativa permite o acesso de todas as crianças do pré-escolar à aprendizagem da língua inglesa, atividade que anteriormente apenas estava ao alcance das famílias com melhor situação financeira, com capacidade para pagar aulas no particular e privado".
O autarca Nuno Moita salienta que, "a par da oferta dos manuais escolares aos alunos do 1.º ciclo, esta é mais uma medida representativa da aposta" feita na Educação.
"Sabendo da importância do domínio do Inglês, que comprovadamente é aprendido com mais facilidade em tenras idades, quisemos com este projeto criar alguma justiça no acesso ao ensino do Inglês", acrescenta Liliana Pimentel, vereadora da Educação, também citada na nota de imprensa.