Conferência aborda relação entre o sexo e a comida
A relação entre a alimentação e a sexualidade humana é o tema para uma conferência sexta-feira, em Lisboa, que permitirá aos participantes analisar de que forma sexo e comida estiveram ligados ao longo das suas vidas.
"A conferência aborda o desenvolvimento do indivíduo, a forma como se r elaciona com a alimentação desde que nasce e como aprende dessa forma a sua sexu alidade", disse à Agência Lusa a psicóloga Ana Cardoso Oliveira, da Associação L avoisier, promotora do evento.
De acordo com a psicóloga que dirigirá a conferência "O Sexo e a Comida ", a comida "é um jogo entre a mãe e a criança, sendo que esta serve-se da comid a para manipular a mãe de forma a ter atenção, comendo ou rejeitando o que lhe é dado, vendo a satisfação que a mãe tem se a criança comer".
"Isto tem um paralelismo com o que fazemos quando adultos", explica a p sicóloga, lembrando que "quando queremos seduzir alguém convidamo-la para jantar fora, quando não queremos relacionar-nos com alguém não nos sentamos à sua mesa ".
A conferência abordará todas as fases do desenvolvimento, inclusive a a dolescência, na qual se rejeita muitas vezes a comida, numa tentativa de ruptura com a sexualidade da família, pretendendo comidas de `fast-food`, mais portátei s, "como os namorados ou as namoradas que se trocam facilmente nessas idades".
"Isto segue-nos até à idade adulta, na qual há a concorrência entre a n amorada e a mãe, através de quem é que cozinhará melhor, e da preferência muitas vezes pela comidinha da mamã, o que representa uma relação íntima com a mãe", s alienta.
Segundo os organizadores, a iniciativa destina-se a leigos e "permite a análise pelos participantes da sua própria abordagem perante a alimentação e a sexualidade, incluindo-se nos objectivos da associação que pretende intervir na área da saúde mental, através da prevenção de comportamentos".
A conferência "O Sexo e a Comida" realizam-se sexta-feira, pelas 21:30, no Teatro A Barraca, em Santos, Lisboa.
A Associação Lavoisier é uma Instituição Particular de Solidariedade So cial que disponibiliza os seus serviços à comunidade em geral na área da prevenç ão, diagnóstico, encaminhamento e acompanhamento em saúde mental junto de crianç as, adolescentes e adultos em situação de risco.
Realiza com alguma regularidade acções de formação, como ateliers psico pedagógicos, e conferências.