Confraria das Tripas à Moda do Porto entronizou novos confrades
Porto, 05 Abr (Lusa) - A Confraria das Tripas à Moda do Porto entronizou hoje novos confrades, entre os quais o secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro, que salientou a importância da preservação das tradições da cidade.
"A preservação das tradições e dos valores próprios da cidade não são incompatíveis com a modernidade e a inovação", afirmou Manuel Pizarro, em declarações à Lusa à margem da cerimónia.
O novo confrade salientou ainda que este tipo de iniciativas deve ser visto como "um sinal de revitalização" da cidade do Porto, que considerou que "tem sido desvalorizada no plano social, económico e político".
A VII Entronização da Confraria Gastronómica das Tripas à Moda do Porto decorreu no Salão Árabe do Palácio da Bolsa, tendo sido entronizados, além de Manuel Pizarro, personalidades como o novo presidente do Metro do Porto, Ricardo Fonseca, e o ex-ministro das Finanças, Miguel Cadilhe.
A eurodeputada comunista Ilda Figueiredo e o actor Ruy de Carvalho foram também hoje entronizados pela confraria, que é actualmente presidida pelo chefe Hélio Loureiro.
A Confraria das Tripas à Moda do Porto, criada em 2001, ano em que o Porto foi Capital Europeia da Cultura, tem como objectivo a divulgação deste prato, que deu aos portuenses o apelido de `tripeiros`.
As Tripas à Moda do Porto são feitas com dobrada de vitela, feijão, galinha, enchidos e especiarias, como cravinho, pimenta preta e branca, louro e cominhos.
A confraria conta entre os seus confrades com nomes como Rui Rio, Almeida Santos, Luís Filipe Menezes, Valentim Loureiro, Valente de Oliveira, José Rodrigues, Daniel Serrão, Rui Nabeiro, Artur Santos Silva, Belmiro Azevedo e Rui Reininho.
FR.