Constantino Costa é o novo embaixador da Guiné-Bissau em Lisboa
O diplomata Constantino Costa será o novo embaixador da Guiné-Bissau em Portugal, cargo vago há quase 18 meses, após a exoneração de Joãozinho Vieira Có, informou hoje o secretário-geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros guineense.
Segundo disse à Agência Lusa Apolinário Mendes de Carvalho, o governo português deu "luz verde" à nomeação de Constantino Costa em Maio último.
No entanto, os preparativos da VI Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que decorreu em Bissau na passada segunda-feira, inviabilizaram a partida do diplomata para Lisboa.
Fonte da embaixada de Portugal em Bissau confirmou à Lusa que o governo de Lisboa já deu o "agreement" em fins de Maio último e que aguarda para breve a chegada do diplomata.
Constantino Costa, natural de Bissau, onde nasceu em 1938 (68 anos), fez estudos em História e Direito e já foi 1º conselheiro da Embaixada da Guiné-Bissau em Lisboa nos anos 70.
Posteriormente, foi embaixador em Cuba, onde permaneceu largos anos, tendo, a seguir, ficado ligado, em Bissau, ao Ministério dos Negócios Estrangeiros guineense.
Segundo dados oficiais, Constantino Costa fez o serviço militar durante a administração colonial portuguesa e foi funcionário das Alfândegas de Bissau.