Construção da Escola Básica Integrada de Alvito deverá avançar em 2008

A construção da Escola Básica Integrada de Alvito, que vai ter jardim-de-infância e três ciclos do ensino básico, deverá arrancar em 2008 para satisfazer um "anseio antigo" da população, disse hoje à Lusa o autarca local.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

De acordo com João Paulo Trindade, o programa de investimentos públicos para 2008 prevê uma verba de 660 mil euros para a construção da Escola Básica Integrada com Jardim-de-infância (EBI/JI) de Alvito, orçada em "cerca de 1,2 milhões de euros".

"A inscrição da verba e as indicações da Direcção Regional de Educação do Alentejo apontam para o arranque das obras de construção da EBI/JI no próximo ano", vaticinou o presidente do município de Alvito, admitindo "a possibilidade de a escola começar a funcionar no ano lectivo de 2010-2011".

"Após vários anos de avanços e recuos nas negociações com a tutela, a construção da EBI/JI de Alvito será uma mais-valia para o concelho que vem satisfazer um anseio antigo da população", salientou João Paulo Trindade, frisando que a escola vai integrar, num só edifício e estabelecimento de ensino público, um jardim-de-infância e três ciclos do ensino básico.

Com três escolas básicas, duas na sede de concelho e uma na freguesia de Vila Nova de Baronia, Alvito é o único concelho do distrito de Beja sem uma escola pública com os segundo e terceiro ciclos do ensino básico, existindo apenas um estabelecimento que ministra aqueles níveis de ensino e que é gerido por uma cooperativa privada.

Os 660 mil euros inscritos no Orçamento de Estado para 2008, referiu João Paulo Trindade, representam "metade da verba necessária para as obras de construção".

O financiamento restante será assegurado pelo Ministério da Educação, "provavelmente através de uma candidatura aos apoios do Quadro de Referência Estratégico Nacional", em vigor a partir deste ano e até 2013.

A autarquia, frisou João Paulo Trindade, vai ceder um terreno junto ao Pavilhão Desportivo de Alvito, onde vai "nascer" a escola.

PUB