Convento dos Capuchos reconvertido em hotel rural em Monção
O antigo Convento dos Capuchos de Monção, classificado como imóvel de interesse público, vai ser reconvertido, até 2007, num hotel rural com 24 quartos, piscina, SPA e campo de ténis, anunciaram hoje os proprietários do edifício.
Adriana Rodrigues disse à agência Lusa que o projecto envolve um investimento de cerca de 2,5 milhões de euros, comparticipado pela União Europeia através do Feder e pelo Estado português através do programa Prime.
O lançamento da primeira pedra do hotel vai decorrer segunda- feira, com a presença dos presidentes das câmaras de Monção e de Salvaterra del Miño (Espanha) e da Região de Turismo do Alto Minho, prevendo-se que a inauguração ocorra em Abril de 2007.
O Convento dos Capuchos foi erigido em meados de 1500 no centro de Monção, tendo inicialmente sido utilizado por freiras franciscanas e mais tarde por frades capuchos.
Em 1834, por decreto régio, foi extinta a Ordem de Nossa Senhora da Glória dos Religiosos de Santo António da Província de Monção, passando o imóvel a ter várias utilizações laicas, nomeadamente escola, tribunal e habitação familiar.
Depois de pertencer à família do Barão de S. Roque, o edifício foi comprado, em Maio de 1905, por José António de Azevedo Rodrigues, avô dos actuais proprietários.
Do projecto de reconversão do antigo convento em hotel rural, a executar pela empresa Bascol, destaca-se a preservação do claustro, quarto da torre, cozinha e adega, devendo nesta ser instalados o restaurante e três bares.
O Hotel Rural Convento dos Capuchos terá ainda sala de reuniões, conferências, exposições e banquetes, um SPA com sauna, banho turco, hidromassagem e ginásio, mini-golf, parque infantil, eira, espigueiro e percursos pedonais, de manutenção e de desportos de aventura.
Além da reabilitação do antigo edifício, serão construídos dois novos módulos de apoio com ligação ao primeiro.