Cooperativa do Povo Portuense facilita acesso à saúde a emigrantes do Senegal
Porto, 12 set (Lusa) -- A Cooperativa do Povo Portuense e as autoridades do Senegal vão assinar sexta-feira um protocolo que permitirá aos emigrantes do país africano o acesso em condições acessíveis aos seus serviços de saúde, iguais às dos sócios da própria instituição.
"O acordo tem como objeto facilitar o processo de integração da comunidade senegalesa no âmbito do acesso à saúde, disponibilizando a Cooperativa de Solidariedade Social do Povo Portuense (CSSPP) para o efeito os seus serviços clínicos na cidade do Porto e Vila Nova de Gaia", explica.
O acordo será celebrado entre Paulo Jorge Teixeira, presidente da CSSPP, Serigne Mbacke, autoridade máxima do islamismo do Senegal, e o cônsul do país africano em Portugal, Cheikh Camara.
As partes, juntamente com a junta de freguesia de Santo Ildefonso, vão assinar igualmente o Compromisso do Porto, um conjunto de medidas que visam "aprofundar as relações bilaterais", bem como "promover uma melhor integração da comunidade senegalesa" na região.
Neste âmbito, haverá ainda uma reunião com a Câmara de Comércio e Industria Portugal e Senegal e empresários portugueses, com o intuito de "aprofundar o conhecimento e as relações mútuas".
A comunidade senegalesa e islâmica na área metropolitana tem previsto um encontro religioso na Batalha, Porto.